Livro: Corpo ativo mente desperta | Theralab Fisioterapia Neurofuncional

Blog

Blog Notícias

31

MAR 2020

Livro: Corpo ativo mente desperta

TheraLab | Tags: exercício fisico, atividade física, cérebro, fisioterapia

Capítulo 1 – Bem vindo a revolução: estudos de caso sobre exercício físico e o cérebro

Pesquisas emergentes mostram que a atividade física ativa ações biológicas que encorajam as células cerebrais a se conectarem uma as outras, aumentando a capacidade do cérebro em aprender, se adaptar aos desafios – adaptação neural.

O exercício físico é um estimulo inigualável, criando um ambiente para o cérebro estar pronto, disposto e capacitado para aprender. As atividades aeróbicas tem um efeito ótimo sobre essa adaptação, regulando os sistemas que podem estar em desequilíbrio, otimiza outros em desuso, para os que tem como objetivo de atingir todo o potencial esse é o caminho.

Em algumas universidades dos estados unidos já estão sendo implementadas que as aulas de educação física sejam para ensinar um estilo de vida, longa e feliz. Mostrando aos alunos que monitorem e manter a própria saúde e o condicionamento físico, então essas lições servirão para o resto da vida. Os alunos estão desenvolvendo hábitos saudáveis, habilidades e se divertindo juntamente com o conhecimento sobre o funcionamento de seus corpos. O mais incrível visto nessas universidades é que o foco no condicionamento físico tem um papel essencial nas realizações acadêmicas dos alunos.

Muitos pesquisadores estão se destacando fazendo pesquisas nesse tema e implementando programas similares em suas cidades. Os técnicos esportivos dessas universidades dizem que criam as células cerebrais a partir de um fertilizando cerebral liberado durante o exercício, para que essas células sejam preenchidas pelo conhecimento das demais matérias universitárias.

Um estudo apresentou que os acadêmicos utilizavam monitores cardíacos para conseguir por eles mesmos, avaliar e atingir a meta da frequência estipulada para cada um, além dessa ferramenta utilizaram frases motivacionais e questionários de qualidade de vida. O resultado não poderia ser melhor, todos melhoraram o condicionamento físico, como já era esperado pelo treino, a motivação em fazer a atividade e estudar. Foi demostrado também que os acadêmicos que tiveram melhores pontuações no condicionamento físico também tinham melhor desempenho nas provas. Em outro artigo registrou que a atividade física influência de forma positiva a memória, concentração e comportamento.

Uma nova linha de educadores físicos ensina tudo o que for preciso para entrar em forma, mas o exercício em si, é esforço e mérito dos alunos. É preciso encontrar algo que o aluno se identifique, que fique à vontade praticando e possa de identificar e adotar para a sua rotina, tenha prazer e se divirta com isso.

É realmente interessante saber qual atividade você tem afinidade e prazer em fazer, pois é lá que você vai recorrer quando precisar se organizar, estimular a atividade cerebral, resolver problemas primeiro na imaginação para quando for colocar em ação o cérebro já estar com o palco pronto.

A atividade física vai além do condicionamento físico, beleza e biofísico. Gera um impacto positivo sobre humor, atenção, autoestima e nas habilidades sociais. É por isso que você precisa entender e encontrar algo que se divirta fazendo, não só para uma válvula de escape, mas para ter uma vida mais feliz e desenvolvendo a sua autoconfiança.

 

Dando continuidade na nossa leitura, o próximo capítulo será sobre aprendizagem, a influência da atividade física na capacidade do cérebro em aumentar suas células e gerar conexões cada vez mais fortes.

Até a próxima,

Beijos Camila.

Trindade - Florianópolis, SC

(48) 99988-5776