Terapia de Contansão Induzida | Theralab Fisioterapia Neurofuncional

Blog

Blog Notícias

29

MAR 2020

Terapia de Contansão Induzida

TheraLab | Tags: AVC, fisioterapia neurologica, curso, TCI

A terapia de contensão induzida, ou TCI, é uma técnica de reabilitação com abordagem comportamental que tem como objetivo recuperar as funções do membro superior e/ou inferior mais acometido após uma lesão.

A palavra contensão com “S”, segundo o dicionário, significa um grande esforço para superar uma dificuldade. A contensão induzida é um programa intensivo em que o paciente faz um grande esforço para melhorar a qualidade do movimento e dar mais funcionalidade.

O grupo contensão induzida é formado por três mulheres, a Isabela e a Natalia que são fisioterapeutas e a Sarah que é terapeuta ocupacional. Após um treinamento na Universidade do Alabama em 2008 com os idealizadores da técnica, retornam ao Brasil e montam a TCI com o protocolo original criado pelo Dr. Taub, as primeiras a trazer ao nosso país.

Inicialmente a TCI era somente para os braços, porem hoje já são ministrados cursos também para os membros inferiores. Os primeiros estudos que basearam essa técnica foram com primatas pela Teoria do Desuso (Taub, 1980), onde o cérebro se adapta a ter ações compensatórias para suprir o que o braço com lesão fazia. Então a via contraria também daria certo?

Não é que foi verdade. Quando o braço sadio foi contido e associado com treinamento do membro afetado, utilizando técnicas apropriadas de repetição intensa, foi observada uma readaptação cerebral e uma melhora no quadro.

A técnica se baseia em 3 pilares:

- Contensão do membro não acometido

- Empenho do paciente que se compromete em realizar todas as atividades de casa

- Prática intensiva de tarefas adaptadas e gerais – Repetição! Repetição! Repetição!

Indicado para todo paciente que tiver algum membro acometido, porém é necessária uma avalição para indicar com segurança o tratamento. Principais patologias que se beneficiam com essa técnica são lesões após AVC, lesão medular e paralisia cerebral.

Após o curso contamos mais sobre a técnica e a nossa prática clínica.

Até a proxima,

Beijos, Camila.

Trindade - Florianópolis, SC

(48) 99988-5776